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Social Marketing, a nova tendência da web
A internet é, desde sua criação, uma ferramenta de socialização. Foi criada justamente para facilitar a comunicação entre dois pontos, independente de sua localização no globo. Claro que não é o único meio de comunicação a quebrar essas barreiras. Nesse aspecto, o computador apenas seguiu os passos do telefone. Porém, é realmente uma forma de comunicação muito mais abrangente, já que podemos exibir facilmente vídeos, imagens e textos numa velocidade impressionante. Agora a internet chega mais perto daquilo que haviam previsto para ela e mais pessoas começam a utilizá-la na sua rotina diária. Prova disso são os milhões de perfis espalhados em diversas redes sociais, como Orkut, Facebook, Twitter, Live, sem contar as plataformas de blog como Blogger e WordPress, que dão ao cidadão comum o poder de expressar, publicar e criticar. O mundo nunca mais será o mesmo com essas ferramentas a nossa disposição, por que então o comércio seria?
Cada dia mais empresas estão avançando nas redes sociais como forma de divulgar seus serviços. Algumas falham miseravelmente nessa missão, utilizando táticas erradas que acabam por enfurecer os consumidores mais do que agradá-los. Outras simplesmente não fazem diferença nenhuma entre seu marketing padrão (televisivo, impresso, radiofônico) e seu marketing social, gastando rios de dinheiro em campanhas mal sucedidas na web sem trazer quase nenhum retorno. Essas empresas acabam “traumatizadas” pela internet, evitando utilizá-la como ferramenta de divulgação depois de um fiasco online. Consertar a imagem não é tão fácil quanto criar uma imagem, mas ainda é possível, desde que os responsáveis saibam o que estão fazendo. A opinião pública muda o tempo todo e se uma empresa souber lidar com isso na plataforma mais dinâmica de todas, a web, então o sucesso estará a seu alcance.
A socialização da empresa
É essencial para quem investe em socialização fazer isso conscientemente, sabendo dos obstaculos e do caminho a ser trilhado. A primeira mudança essencial para uma empresa nesses termos é ter um profissional responsável por administrar esse percurso. As aptidões necessárias variam de acordo com o caso, podendo ser, o responsável social, um gerente de marketing ou um funcionário de outro setor com alguma experiência com internet e computadores, além de um grande conhecimento sobre as atividades da empresa. Desde que a pessoa seja guiada no processo, pode virtualmente ser qualquer um dentro de sua empresa que se disponha a realizar a tarefa. No entanto, o cuidado sempre deve ser tomado de monitorar essas atividades sociais, pois esse funcionário estará se comunicando com as pessoas em nome de sua empresa.
A mudança interna de comportamento não deve ser restrita somente a este funcionário, é essencial uma participação do grupo para que a empreitada seja bem sucedida. Uma ferramenta que auxilia muito nesta integração social e ainda permite a interação com outras empresas e até mesmo possibilita você a encontrar novos talentos para sua equipe é o LinkedIn. Apesar de muitos a tratarem assim, essa ferramenta não é um repositório de currículos, mas sim uma ferramenta de interação social voltada para empresas, onde essas podem consolidar uma boa imagem e fechar negócios, conseguir parceiros, fornecedores, patrocinadores e novos funcionários.
Como traçar sua estratégia
Tomando como exemplo o LinkedIn, vamos idealizar o processo de socialização primeiro na camada interna, para depois expandir as atividades para outras redes sociais.
Passo 1
Crie um cadastro da empresa, colocando o maior número de informações possíveis, mas de forma direta, simples e honesta. Se tiver uma equipe de design trabalhando para você, peça para eles criarem versões do logo da empresa nos tamanhos especificados pelo site, para colocar no perfil principal e também no perfil de cada funcionário.
Passo 2
Procure por conexões. Comece pelos clientes e fornecedores que você já conhece e que podem estar na rede, mais tarde você poderá navegar pelo site e descobrir outras empresas e profissionais interessantes para se conectar e trocar informações. O próprio site (assim como a maioria das redes sociais) possui ferramentas para importar sua lista de contatos e procurá-los na rede, facilitando o processo.
Passo 3
Reúna sua equipe e converse sobre o que está sendo feito. Peça para que cada um crie seu perfil e supervisione a atividade (ou peça para o responsável de rh fazê-lo) para que todos fiquem padronizados e de acordo com as normas internas da empresa. O LinkedIn, em especial, inclui os funcionários, que colocarem o nome de sua empresa no perfil, automaticamente. Os funcionários que tiverem experiências anteriores em outras empresas devem colocá-las também e mesmo se deixarem sua empresa posteriormente ela continuará em seu perfil como experiência de trabalho.
Passo 4
A manutenção dessas atividades é a etapa mais importante, pois qualquer um pode criar um perfil em uma rede social, mas apenas as empresas que souberem utilizar bem esta ferramenta poderão tirar vantagem plena de seu potencial. Por isso você deve estipular uma frequência para atualizações e investidas, mantendo-as constante. Por exemplo, poderíamos estipular uma atualização semanal para a rede social, assim, uma vez por semana um novo artigo, uma atualização dos dados, uma procura por novas conexões ou, até mesmo, uma simples revisão nos dados para ter certeza de que todas as informações estão corretas. A frequência semanal é apenas um exemplo, essas atualizações podem ser diárias, mensais, de dois em dois dias, como melhor lhe convir e de acordo com as necessidades da empresa. O importante aqui é estipular uma frequência com antecedência e mante-la para que o perfil não se torne obsoleto e todo o trabalho anterior seja desperdiçado.
Conclusão
O mais importante é saber medir as suas necessidades com suas ambições. Adicionar 1000 empresas em dois dias não traria nenhum benefício, apenas confusão para gerenciar tudo isso mais tarde ou encontrar quem você realmente precisa, sem contar que assim você pode acabar nutrindo a concorrência. Portanto, as estratégias sociais devem ser bem pensadas, planejadas e executadas de acordo com o plano, em médio ou longo prazo para que tudo ande nos conformes.
Muitas empresas não possuem uma equipe interna preparada para a tarefa e acabam recorrendo a outras empresas para resolverem essas questões, mas a escolha do prestador de serviços também deve ser cuidadosa, pois uma vez que a execução de uma estratégia de marketing social falha, sua repercussão e seu conserto tendem a ser problemáticos.