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Meu site em primeiro lugar na Google
Esse é um dos pedidos que mais se repete entre um cliente e outro. Todo mundo quer ficar bem posicionado nas buscas da Google, às vezes até esquecendo que existem outros serviços de pesquisa também.
Na verdade não há por que se preocupar tanto com qual pesquisa você irá aparecer, pois se o trabalho de SEO (Search Engine Optimization – Otimzação de Motores de Busca) for bem feito, ele serve para todos os sites de busca.
Claro que cada empresa do ramo tem sua maneira de realizar as pesquisas, mas, em geral, a pessoa responsável por fazer seu site ficar bem nas buscas deve conhecer todas elas e aplicá-las, então o cliente não precisa se preocupar com sua visibilidade em uma ou outra engine de pesquisa.
Isso porque, apesar das pequenas diferenças na forma como indexam conteúdo, toda engine de pesquisa funciona de forma bem parecida. Por exemplo, o serviço de busca da Microsoft, conhecido como Bing, utiliza um código presente nos sites chamados meta-tag, que contém palavras chave de cada página de seu site. A Google não dá a mínima para esse código, pois muita gente o utiliza para “falsificar” resultados de busca, colocando palavras chave que nada tem a ver com o conteúdo. Mesmo assim, se eu construir um site com a meta-tag, não fará nenhuma diferença para a engine da Google, a meta-tag simplesmente não será lida.
É por isso que não importa que técnicas te indiquem para burlar, melhorar ou iludir os resultados de busca, basicamente tudo se resume a uma só coisa para ter uma boa colocação nos ranks da Google, Bing, Altavista, Cadê, Yahoo, entre outros. Conteúdo.
Trabalhando bem o conteúdo de seu site e oferecendo coisas úteis para as pessoas lerem, baixarem, visualizarem e compartilharem é o primeiro passo a ser dado. Seu site não será encontrado se não for relevante no assunto em que procuram.
Digamos que você possua uma empresa. Há muitos anos atrás você construiu um site, que na época era o suficiente, e parecia se dar bem com essas pesquisas. Mas hoje, seu site não é mais tão visitado. E agora? Qual o problema?
Muita coisa mudou no desenvolvimento web nos últimos anos, principalmente para grandes empresas, aquelas que mais trabalham na internet como a Google, por exemplo. Então eles atualizam seus métodos de busca frequentemente e os resultados das pesquisas estão sempre mudando. Se o seu site não acompanha esse desenvolvimento, ele fica para trás, ultrapassado por concorrentes que evoluiram junto com a internet.
Bom, ainda há salvação, pois não é tão difícil alcançar seus concorrentes (trabalhoso sim, mas difícil não é), basta ter o conhecimento de como fazê-lo. Aqui, neste artigo, daremos algumas dicas para lhe ajudar.
Preparação
Antes de começar as mudanças em seu site, analize bem o que quer mudar. Seja específico, detalhista, anote todas as idéias e depois selecione as melhores. Procure pessoas criativas e honestas que possam lhe ajudar também. Essas mudanças não devem ser só visuais, mas também de estrutura, de organização, de conteúdo, de comportamento. Tenha em mente o que você quer alcançar e pense nas diferentes formas de fazê-lo. Estude sobre mídias sociais, comportamento na internet e empresas que se deram bem seguindo esse padrão.
Produção de Conteúdo
Sabendo tudo que você pretende e com suas idéias em mãos, o designer e/ou o desenvolvedor poderão traçar uma tragetória, preparar uma plataforma e você poderá lançar suas idéias ao mar da internet. Mas e agora? Essa é a parte realmente trabalhosa do processo, pois você terá que produzir conteúdo que se encaixe naquela plataforma que foi criada de acordo com o seu planejamento, para atrair novos clientes usando a internet. A palavra essencial que deve levar em sua mente quando for produzir conteúdo para seus visitantes é “útil”. Tente sempre publicar coisas úteis, que ajudem seus visitantes a resolver algum problema ou que os levem a mudar a perspectiva sobre algum assunto. Se não for algo que o faça agir, então crie algo que o faça pensar.
Conecte-se
As mídias sociais, como o Orkut, Facebook, Twitter, Blogs, Flickr, etc (a lista iria ocupar uma boa parte dessa página), servem sim para os negócios. Não são somente áreas de lazer para adolescentes. Inclusive há muita oportunidade flutuando por essas redes. Profissionais da área de tecnologia as frequentam, encontrando empregos, dando empregos, indicando amigos, sendo indicados, fechando contratos e fazendo novos amigos e parcerias entre um recado e outro.
Clientes navegam por ali durante suas folgas (ou até durante os expedientes) e acabam encontrando oportunidades de negócios. Então por que não participar? Chegar um passo mais perto de seus clientes é sempre importante, mas com cautela. Não adianta ser como um robô que manda mensagens automatizadas em um E-mail Marketing. Você precisa ser como um ser humano social, conectando-se com aqueles a seu redor e recebendo um retorno inestimável. Lembra da última vez que você ficou insatisfeito e quis reclamar por e-mail? Normalmente recebe-se uma mensagem padronizada de algum funcionário (ou até mensagens prontas) que não tem autoridade para ver o seu caso com seriedade, só segue políticas da empresa. Mas imagine se você pudesse entrar no Orkut do gerente da loja e mandar um recado diretamente para ele? Seria muito mais valioso para ambos. O seu cliente busca esse tipo de interação, ele quer esse tipo de interação, então dê essa interação para ele.
Referências
Um dos fatores mais importantes do SEO são as referências a seu site, ou links. Não basta, para seu site, estar lá, flutuando na internet, as pessoas tem que ser levadas até ele de alguma maneira. A mais comum delas é através de links, e eles são muito importantes também para as pesquisas.
Isso porque a Google, assim como outras engines de pesquisa, releva o número e a importância dos links que apontam para seu site. Ou seja, se um site de um grande colunista de futebol, muito visitado, comenta algo sobre o seu site de apostas e coloca um link para ele, então certamente isso vai influenciar no seu PageRank e melhorar seu posicionamento quando alguém digitar “Apostas de Futebol” em uma pesquisa.
Para ser referenciado, é preciso referenciar, então sempre é bom ter parcerias com outras empresas, distribuidores, consultores e até empresas de clientes, para que exibam os links uns dos outros, aumentando mutuamente a relevância de seus sites.
Conclusão
Isso é só a ponta do Iceberg. Há muito mais para explorar em SEO e você poderá tirar proveito das informações desse artigo para melhorar, pesquisar e estudar. Ou, pode pegar um atalho e entrar em contato conosco.