Blog tecSOFT
Velocidade Importa para Google
A Google anunciou que irá mudar o seu método de PageRank. Para quem não sabe, o PageRank é o que define se o seu site vai aparecer bem, ou mal, nas buscas. Se o seu site possui um PageRank relevante, será exibido entre as primeiras posições, enquanto o oposto lhe fará aparecer nas últimas páginas de pesquisa. Não preciso dizer que não aparecer na primeira página do Google é muito ruim para os negócios.
Pois é, agora o Google mudou esse algoritmo mais uma vez, incrementando suas capacidades. Além de detectar a relevância das palavras chave em seu site para definir como ele será encontrado, o Google vai medir a velocidade de carregamento de seu site. A página que carregar mais rápido terá mais chances de aparecer em primeiro lugar.
É claro que não é só uma questão de velocidade, o código antigo ainda continua valendo e o principal para a busca é a relevância do conteúdo, mas agora um site mais rápido fará uma grande diferença se você estiver competindo com concorrentes que ofereçam conteúdo tão bom quanto o seu.
Como melhorar o desempenho do site?
Existem diversas maneiras de tornar o seu site mais rápido, o ideal é combinar todas elas para conseguir um melhor resultado nas buscas do Google. A primeira parte deve ser otimizar o seu código, assim como fazemos com nosso método de web design na tecSOFT. Os códigos são os mais limpos e resumidos possíveis, para que o site seja lido pelo navegador mais rapidamente. É claro que alguns sites irão necessitar de uma estrutura mais complexa, mesmo assim fazemos o melhor possível em cada caso para o site ser leve e rápido. Utilizando os Web Standards como método de desenvolvimento de sites, isso é uma coisa natural, não um esforço adicional que fazemos. Já faz parte do nosso desenvolvimento criar sites assim.
Existem ferramentas para medir a velocidade. Aqui, utilizamos o FireBug, plugin do navegador FireFox, que nos indica exatamente quanto tempo leva para carregar cada elemento da página. O navegador Google Chrome também possui uma ferramenta para medir a velocidade da página. Com essas ferramentas, podemos localizar os pontos de afunilamento na leitura do site, para diminuir o tamanho das imagens ou do código fonte, com o intuito de melhorar o desempenho do site.
Conclusão
Mais do que nunca será necessário para os web designer pensarem em fazer os sites de forma mais limpa e eficiente. Muitas pessoas nem sequer sabem dessa mudança e provavelmente terão um grande prejuízo a longo prazo se não atualizarem seus sites, pois ficarão para trás e não serão tão facilmente achados. Aqueles que conseguirem se adaptar a essa mudanças e tornarem seus sites mais leves e rápidos, com certeza terão uma grande vantagem competitiva, tratando-se da maior, melhor e mais usada ferramenta de pesquisas do mundo.