Blog tecSOFT
Utilizando o Google Analytics
Como web designer, tive que passar por muitas experiências e acompanhar a evolução da internet nos últimos 10 anos. Nesse meio tempo, percebi diversas alterações no modo de comportamento dos usuários e dos web designers também. Chega a ser engraçado lembrar dos padrões adotados pelos sites antigamente. As pessoas utilizavam serviços de construção de site como o antigo Kit.net, ou softwares “automatizados” que ajudavam leigos a construir seus próprios sites, como o Microsoft FrontPage. Algo que era bastante comum naquela época eram os “contadores de visita”, presentes em praticamente todo site que quisesse mostrar ao mundo como ele era bem visto.
Mas o que mudou então?
Hoje em dia é considerado “brega” colocar um contador de visitas visível em seu site, mesmo porque foi uma informação que nunca interessou muito as pessoas. Faz mais diferença se muita gente visita seu site ou se seu site é bem feito? Sem contar que os contadores nunca foram informações muito confiáveis, já que é possível definir um número inicial para ser exibido (ou seja, seu site pode exibir 19.786 visitas no primeiro dia, se você quiser) e também um contador não diferencia quem visita seu site, ou porquê.
Então o que fazer para analisar meus dados?
Não me entenda mal, não estou dizendo que as visitas não devem ser registradas, muito pelo contrário. As visitas precisam ser registradas e analisadas para que o dono do site tenha uma noção do comportamento de seu público-alvo e possa alterar e atualizar seu site de acordo com essas estatísticas.
Aqui na tecSOFT utilizamos o Google Analytics nos sites de nossos clientes (e em nosso próprio site). É uma ferramenta muito completa e útil, principalmente nas mãos de um profissional treinado, que pode lhe dar informações preciosas baseadas nesses dados. Mas não se intimide, você próprio pode interpretar esses dados sem muita dificuldade, o nosso verdadeiro trabalho é aplicar essas interpretações em formas de web design, agregando novas funcionalidades ao site de acordo com as preferências de seus visitantes. Então, vamos dar uma olhada nos recursos oferecidos pelo Google Analytics e como eles podem nos ajudar.
Visão Geral
Nessa página inicial do Google Analytics, você terá um acesso rápido aos dados mais importantes de seu site, como a média de visitação dos últimos dias, o número de visitas totais, o número de pageviews, o tempo médio que o usuário gasta dentro do site, a origem das visitas (orgânica, referência e direta) e as páginas mais vistas de seu site (fig. 01 – clique para ampliar).
Cada uma dessas informações vistas na visão geral poderá ser estudada com mais detalhes ao navegar pelo menu na esquerda da tela, onde você poderá ver mais dados sobre as visitas. Esses dados são importantes para o gerenciamento de seu conteúdo, já que eles basicamente explicam quais áreas do site são mais acessadas e porquê.
Digamos que você tenha publicado um artigo novo em seu site há uma semana, se, no mesmo dia em que você colocou o artigo no ar houve um grande número de acessos orgânicos (ou seja, por meio de pesquisas na internet) utilizando palavras-chave que estavam em seu artigo, pode-se deduzir que o artigo foi responsável por esse incremento no acesso. Mas só para ter certeza, você pode ver quais páginas foram mais visitadas e até mesmo os horários em que seu site foi mais acessado durante determinado dia.
Assim você poderá se planejar para lançar novos conteúdos até mesmo em horas específicas (algo muito útil para quem possui um portal de e-commerce) e medir bem as palavras, com o intuito de sempre melhorar os acessos em seu site.
Este artigo procura explicar alguns fatores básicos na utilização do Analytics, para que seja possível entender como esta ferramenta pode auxiliar o processo de SEO (Search Engine Optimization) em seu website. Nós oferecemos essa consultoria como parte de nosso serviço de web design, para, não apenas trazer mais um benefício a nossos clientes, como também garantir o sucesso e bom funcionamento de seu site como proposto inicialmente.
Sempre tente lembrar-se que seu site não é apenas uma vitrine, mas uma poderosa ferramenta de marketing que deve ser aproveitada no máximo de sua capacidade, para trazer resultados e mudar a realidade da empresa e dos profissionais para melhor.