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Esclarecendo a Acessibilidade
A Constituição brasileira deixa bem claro a importância da acessibilidade para todos nós. Na Lei nºs 10.048, de 8 de Novembro de 2000 e 10.098, de 19 de Novembro de 2000, Capítulo III: Das Condições Gerais de Acessibilidade está definido:
1- considera-se acessibilidade: “a condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida”;
2- considera-se barreira: “qualquer entrave ou obstáculo que limite ou impeça o acesso, a liberdade de movimento, a circulação com segurança e a possibilidade de as pessoas se comunicarem ou terem acesso à informação, classificadas em: a) barreiras urbanísticas; b) barreiras nas edificações; c) barreiras nos transportes; e a que realmente nos importa neste artigo, d) barreiras nas comunicações e informações.
Sobre as Barreiras nas Comunicações e Informações
Agora que temos uma noção do que a lei entende como acessibilidade e barreiras de acessibilidade, vamos focar nas questões que abrangem especificamente a acessibilidade em web sites, ou seja, não entraremos no mérito dos obstáculos urbanos e de transporte, trataremos apenas da acessibilidade nas comunicações e informações.
Segundo essa lei, portais de grande porte e portais do governo devem eliminar qualquer entrave causado a pessoas com necessidades especiais (como surdez, cegueira ou deficiência auditiva, motora ou visual). Mas por que você não pode fazer isso no seu site também, mesmo ele sendo de pequeno ou médio porte? Você pode, basta querer.
Na web, a acessibilidade não se restringe a pessoas com problemas físicos. Também é uma questão de acessibilidade o seu site estar disponível para todos os públicos, independente de como ele o acessa. Alguns sites não funcionam corretamente em alguns navegadores, ou não abrem como deveriam em determinados sistemas operacionais. Hoje em dia isso não é tão comum, mas houve um tempo em que sites bloqueavam acesso de alguns navegadores, exibindo mensagens do tipo “esse site só pode ser visto com Internet Explorer”, por exemplo.
Um site acessível é um site que pode ser visto em qualquer computador, em qualquer navegador, em qualquer parte do mundo. Claro que alcançar este objetivo não é fácil, já que ao longo dos anos diversas tecnologias avançaram e a maioria dos sites não pode se restringir, por exemplo, a utilizar códigos de 1998 somente porque alguns usuários acessam o site com o Windows 98.
Por isso, utilizando técnicas de Web Standards (leia também: “Afinal, o que é Web Standards?”) é possível deixar o seu site organizado e acessível, mesmo sem todos os recursos visuais (alguns navegadores não lêem CSS, por exemplo. Algumas pessoas desabilitam imagens e scripts em seus navegadores também). Assim, o público consegue acessar o que é mais importante no site: a informação.
Digamos que uma pessoa com deficiência visual acesse o seu site. Ela utilizará provavelmente um leitor de tela (software que traduz as informações na tela em forma de som). Digamos agora que o seu site possua uma imagem no título de cada página. Se essa imagem não for colocada corretamente, o leitor de tela não saberá interpretá-la e a pessoa não saberá que página está lendo. Outra: se há uma tabela em seu site, o leitor de tela vai interpretá-la (assim o deficiente visual poderá saber que está lendo uma tabela e como ela se organiza), então imagine se seu site for construído todo sobre a estrutura de uma tabela, como muitos pela web que não usam Web Standards! O site se tornaria ilegível.
A importância da acessibilidade em uma sociedade tão variada é tão grande quanto a importância de ter um website. Para exemplificar isso, imagine a seguinte situação: você é um vendedor de balas. Os principais consumidores de seus produtos são crianças, portanto você não colocaria seus produtos na prateleira mais alta do supermercado, permitindo assim que tanto crianças quanto adultos possam pegá-las. No mesmo supermercado acessível, produtos para idosos estariam em uma prateleira do meio, para que eles não precisassem abaixar-se.
Entendendo conceitos como esse, é possível criar web sites que se tornam verdadeiras ferramentas de marketing, alcançando um público muito maior (porque independente de seu público-alvo, você nunca sabe como ele irá acessar seu website).
Pense nisso!